Nesta mensagem dirijo-me, em nome do CHBV, a todos os cidadãos da Região de Aveiro com uma mensagem muito sentida de esperança e de agradecimento.Estamos a viver uma situação que a todos surpreendeu e ameaçou pela “surpresa” e pelo impacto negativo ao nível da nossa vida pessoal e profissional.Quero, por isso, transmitir a todos uma mensagem de apoio e confiança na resposta do nosso Centro Hospitalar que tem conseguido responder às necessidades de saúde com qualidade e segurança, dos doentes e dos profissionais, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde e das boas práticas internacionais. Tivemos, num curto espaço de tempo, de nos transformar internamente e preparar para cenários de grande complexidade e elevada pressão.Em simultâneo, quero agradecer a todas as entidades, empresas e cidadãos que, de alguma forma, contribuíram com apoio e ofertas que muito nos ajudaram e sensibilizaram.Agradecer igualmente aos nossos utentes que têm recorrido ao CHBV pela serenidade e compreensão, sobretudo, quando visitam o Hospital de Aveiro, agora com novos circuitos e espaços transformados para resposta à COVID-19.
Estamos bem, estamos juntos e Vamos Ficar Todos Bem!
Margarida França
Aveiro, 15 de abril de 2020
Missão
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga pretende contribuir para a saúde e bem-estar através da prestação de cuidados de qualidade a cada utente, de práticas clínicas integradas, da formação e da investigação.
Visão
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga pretende posicionar-se como uma instituição de referência no Serviço Nacional de Saúde (SNS), como o melhor prestador de cuidados da Região de Aveiro e o melhor local para trabalhar no setor da saúde.
No desenvolvimento da sua atividade, o CHBV, os seus Profissionais e Colaboradores regem-se pelos seguintes “Valores e Princípios”:
- Responsabilidade e Transparência;
- Ética Profissional, a qual sustenta a confiança interna recíproca e a responsabilidade pública;
- Respeito pela dignidade humana, pela diversidade cultural e pelos Direitos dos Utentes/Doentes;
- Cultura do Conhecimento e da Excelência Técnico-Profissional;
- Colocação do Doente no centro de todos os processos e decisões;
- Melhoria Contínua da Qualidade em um ambiente seguro e amigável;
- Promoção do Mérito, do Rigor e da Avaliação Sistemática;
- Atividade orientada para Resultados;
- Cultura Interna de: Multidisciplinaridade, Trabalho em Equipa e Multiprofissional;
- Satisfação dos Profissionais e Colaboradores;
- Satisfação e Confiança de Tofos os seus Utentes/Doentes;
- Respeito pelo Ambiente.
O CHBV tem, igualmente, em consideração aqueles seis valores fundamentais, a prosseguir por qualquer Serviço Público e que são, simultaneamente, os mais frequentemente proclamados nos países da OCDE. São eles: centralização no doente, respeito, confiança, espírito/trabalho de equipa, inovação, qualidade e segurança. A estes valores acrescem os deve enunciados no “Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores que Exercem Funções Públicas” (Lei, Nº58/2008 de setembro).
De igual modo, são considerados determinantes as regras e os princípios da “Carta Deontológica do Serviço Público” (Resolução do Conselho de Ministro, Nº 18/93).